quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Torta de Palmito




Receita do Dia
Adoro torta de palmito, mas a massa nunca me agradava muito. Fiz então muitos testes e pesquisas até encontrar uma massa leve, mas que também ficasse crocante.
Finalmente encontrei. Essa receita é a combinação dessa massa com o meu tradicional recheio de palmito. Espero que gostem !

Torta de Palmito
Ingredientes da Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada
1 gema
1 pote de Iogurte Natural (180ml)
1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo da Massa:

Coloque a farinha de trigo em um recipiente refratário grande. Faça uma cova no centro da farinha e adicione a manteiga. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Adicione a gema e o Iogurte e o sal. Vá misturando até obter uma massa homogênea, mas que ainda adere à mão. Se voce tiver um processador de alimentos, o preparo da massa fica um pouco mais simples. Processe a farinha juntamente com a manteiga e aos poucos ascrescente a gema e o iogurte. Processe até agregar todos os ingredientes e formar uma bola.
Embale em filme plástico para uso culinário e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora.
Ingredientes do Recheio

1 vidro de palmito picado
1 lata de ervilhas
1 cebola media picada
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
100 ml de agua.
1 caldo de legumes

Modo de Preparo do Recheio:

Em uma panela coloque a manteiga para derreter. Acrescente a cebola e deixe dourar. Junte o palmito, as ervilhas, o caldo de legumes e deixe refogar. Em um copo, dissolva a farinha na agua e junte ao refogado. Cozinhe mexendo sempre por 2 minutos. Deixe esfriar e reserve.

Montagem:

Divida a massa em duas partes. Com o auxílio de um rolo de macarrão, abra uma das partes sobre uma superfície polvilhada. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (24cm de diâmetro). Coloque o recheio sobre esta massa. Abra a parte da massa reservada e cubra o recheio. Feche bem e enfeite com tiras feitas com as sobras da massa. Pincele a gema e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, até que a massa esteja dourada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário