Pasteis de Nata
Os pasteis de nata são tipicos docinhos portugueses e só podem ser chamados de pasteis de Belém se forem os originais vendidos na Casa dos Pasteis de Belem , em Lisboa - Portugal , desde 1837 (http://www.pasteisdebelem.pt/). Essa casa está sempre lotada e os docinhos são maravilhosos.
Depois de experimentar em Portugal e voltar ao Brasil, fui a procura de boas receitas porque queria muito conseguir fazer essas delicias aqui, sempre que desejasse.
Devo contar a voces que não foi fácil. Experimentei várias receitas, e até perdi muito ingrediente por encontrar receitas com modo de preparo errado, ingredientes faltando , etc.
Finalmente depois de muita busca e teste, achei uma ótima receita no livro União 100 anos - Receitas que fazem nossa historia . 

Esta receita é produzida em algumas etapas, porem voce pode (e deve) comprar a massa folhada pronta. Hoje existem várias marcas no mercado que são muito boas e com custo justo. Usei pela primeira vez a massa folhada Forno de Minas e gostei muito do resultado. Fiz algumas adaptações no recheio (só pra ficar mais acessível) que não alteraram o produto final.
Bom , chega de bla, bla, bla e vamos a receita do recheio e forma de fazer:
Recheio :
2 e 1/2 xicaras(chá) de açucar (se possivel cristal)
1 e 1/2 xicaras(chá) de agua
1 colher de café de vinagre branco
1 casquinha de limão (pode ser laranja ou tangerina)
2 e 3/4 xicaras(chá) de leite
6 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
5 gemas
1 lata de creme de leite
1 colher (chá) de essencia de baunilha.
Preparo do Recheio:
Faça uma calda em ponto de fio com o açucar, a agua , a casca e o vinagre. Reserve e espere esfriar.
Em uma panela, misture o leite e a farinha de trigo e leve ao fogo para engrossar, obtendo um creme ralo.
Depois que o creme estiver morno, acrescente as gemas , o creme de leite e a baunilha mexendo bem para misturar tudo e as gemas não cozinharem.
Adicione a calda pronta e misture. Reserve.
Montagem.
Corte a massa folhada em circulos um pouco maiores que as suas forminhas. Para um melhor resultado, nunca corte massa folhada com uma faca e sim com um cortador de pizza ou com cortadores de biscoito.
Forre as forminhas com a massa folhada, e preencha com o recheio.
Leve ao forno alto, já pre aquecido até que fiquem bem douradas !
Aí é só comer ! CUIDADO !!!!! Quando saem do forno o recheio está extremamente quente, por isso espere para não queimar o céu da boca... foi o que aconteceu comigo....rsrsrs
Espero que façam e gostem !!!
Bjs e até a proxima.
Olá Cris...fico feliz em ver você aqui denovo...pelo pouco que vi por aqui,posso imaginar o quanto especial você é...alguém que passa esse carinho pra gente em posts,receitas,vídeos,com certeza é tudo de bom...então...sinta-se beijada por mim!!!
ResponderExcluirQuando aos pastéis de Nata,eu AMOOO...convivi um tempo com portugueses aqui nos EUA,pois trabalhava em restaurante português,fiz algumas amizades e...com certeza,sei o caminho de uma padaria portuguesa que tem aqui perto de casa que É DE MORRER DE VONTADE DE COMER TUDO...e esse pastel é o meu favorito.NUnca me arrisquei a fazer,mas...quem sabe um dia,com essa receita eu me anime!!!
Boas vindas...e saúde sempre!!!
Beijinhos
http://viramexeefaz.blogspot.com
Sharon
Oi Cris,encotrei seu blog quando estava atras de receita de cup cake,parabéns pelo modo como ensina,bem simples sem muitas complicações.
ResponderExcluirSobre seu problema de saúde o que tenho a te dizer é que vc está no cominho certo não se deixando abater,sei que no começo é barra por ser um choque a noticia.
Aqui em casa passamos por igual situação quando meu marido descobriu também um linfoma,ele tinha um tumor no mediastino e um outro raro no estomago,passou pelas sessões de quimio e graças a Deus não precisou de rádio.Operou o do estomago no INCA do rio.Lá ele foi muito bem tratado.
Isso tudo de meados de 2009 ao comecinho de 2010.
Quando se viu curado com a graça de Deus e voltou a trabalhar e hoje tá com a saúde restabelecida.E fazendo as revisões direitinho.
O que mais ajudou a ele como todos dizem foi mesmo seu alto astral e não se deixar abater de forma alguma,se apegou a Deus e seguiu todo o tempo assim com muita garra.
Momentos difícieis vieram?Sim claro,mas o importante como ele dizia era a vontade de seguir em frente e que tudo ia dar certo.
Por isso te desejo muita força e que Deus abençoe vc nessa jornada,confie nos médicos porque eles estão sabendo tudo hoje em dia e a tecnologia ta ai pra nos ajudar.
Um grande beijo pra vc Deus te abençoe.
E obrigada pelas receitinhas deliciosas!
oi cris estou feliz em vela novamente gosto muito das suas receitas e ate ja recomendei para minhas amigas mulhres como voce nasceu para brihar tenho certeza que sua experiencia vai ajudar muitas pessoas que passan pelo mesmo problema hoje a tecnologia esta bem avançada mais depende tambem da nossa fe em deus e no grande apoio familiar e de amigos leais um grande beijo antes que eu me esqueça seu pandelo e um sussesso nunca mais errei nos meus bolos recheados
ResponderExcluiradorei!!!! que saudade de pastel de belem....hmmm
ResponderExcluir